quinta-feira, 7 de junho de 2012

MODO DE DISPUTA DO CAMPEONATO AMADOR.

Tenho ouvido muitas reclamações sobre a fórmula de disputa da 1ª Divisão.
Terça-Feira estive no programa Tocando de Letra, e essa fórmula de disputa foi muito criticada pelos participantes do programa.
Então fiquei pensando qual seria a melhor fórmula de disputa para a competição?
Primeiro vamos analisar este que está vigente, temos 9 times – classificam-se 8. Realmente torna-se uma 1ª fase sem motivação nenhuma, só que não se pode esquecer que no final, os pontos da 1ª fase são somados, e quem tiver mais pontos no geral tem a vantagem do empate.
Em 2005 o Opção Bar foi Campeão com 2 empates na semi e 2 empates na final, em 2009 o Gremar empatou os 2 jogos da semi final e passou para a final, em 2011 o Tucura foi campeão com 4 empates, então na minha opinião a 1ª fase é importante por esse detalhe, você vai ver o resultado lá no final.
Com essa fórmula, a equipe que chegar na final, faz 16 ou 15 jogos.
O campeonato fica mais barato do que se fosse em turno e returno e classificam-se as 4 melhores equipes para semi e final. Se fosse dessa maneira a equipe que chegasse a final teria 20 jogos, ou seja teria 4 ou 5 jogos á mais, e se você levar em conta que os times de ponta gasta em média R$ 1.300,00 POR JOGO, o custo elevaria aí mais 5.000,00 para as equipes.
A verdade é que com 9 equipes é difícil até de achar uma melhor fórmula de disputa.
Eu particularmente acho que a fórmula do Campeonato Carioca é a melhor, poderia ser feita no Amador da seguinte maneira.
Grupo A e Grupo B, times divididos em sorteio, turno e returno.
Classifica os 2 melhores de cada grupo, e faz a semi e final, sai o Campeão do 1º turno
No returno, faz o mesmo, e  caso o mesmo time for campeão dos 2 turnos este time é declarado o Campeão Amador de “2013”, caso outro time seja campeão faz a final entre o campeão do 1º e 2º turno, essa fórmula para mim seria muito mais interessante, só restaria saber se os clubes agüentariam bancar 26 jogos, e o campeonato também ficaria bem mais caro do que o atual.
Gostaria que vocês deixassem as suas opiniões de qual é a melhor fórmula de disputa?
Atual.
Turno e Returno, classificando as 4 melhores.
Modelo do Carioca.
Ou outros
Só lembrando que esses números de jogos aqui apresentados são baseados em 9 clubes.

5 comentários:

  1. Belas lembranças Daniel. Claramente esta questão tem dois lados. O lado de quem está de fora e de quem organiza o campeonato e o lado de quem custeia, já que a gente sabe que o campeonato deixou de ser totalmente amador a um bom tempo.

    Vou apenas brincar de sugerir outra fórmula. A divisão em grupos com um turno só e 4 fases. Ou seja, a cada quatro rodadas os pontos seriam zerados e teríamos um semifinalista definido. Porém, se uma equipe ganhasse todos esses mini turnos seriam campeão. Seriam no máximo 20 jogos por equipe e um baita campeonato. Abraço. João Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. Ricardo e João Gonçalves obrigado pela participação, realmente a disputa seria muito grande, e praticamente quase todos os jogos seriam decisivos, ótima dica de competição e diferente. Valeu
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. (Tiago Nicoleti) Fala Dani!!!!! Parceiro!!!
    Voce relembrou muito bem a respeitos dos campeonatos passados
    mas acredito que se fizermos um campeonato de pontos corridos
    onde fique no maximo 12 equipes no torneio seria o ideal.
    ai posso ser questionado. Mas as equipes não irão ter mais gastos? sim concordo, porem, novos investidores poderão aparecer devido ter a garantia que seu patrocinio sera visto ate a ultima rodada. Outra coisa é a respeito do chamado "CaiCAI" ou o chamado WO acredito que devemos ter uma punição mais rigorosa, pois acaba ajudando uma equipe e prejudicando outra, por ex: a Equipe Y da WO contra equipe X ou seja placar de 3X0, no jogo seguinte a equipe Y joga com a equipe W não faz CAI CAI"e nem WO e leva um goleada, ou seja, a equipe W ja leva vantegem para segunda fase.
    Abraço Parceiro

    ResponderExcluir
  4. Tiago(treinador do Novacoop) obrigado pela sua participação aqui no blog, concordo plenamente com seus pensamentos, e foi bem lembrado em relação aos w.o. e cai-cai, além de procurarmos uma melhor forma de disputa, as regras do regulamento também tem que sofrer mudanças, a verdade é que o campeonato desde que Eu disputo nunca chegou nesta situação que se encontra atualmente.
    Este modo que você situou é muito interessante, mas se não for feito alguma coisa em relação as equipes "menores", jamais conseguiremos por 12 equipes na competição sem que aconteça w.o e cai-cai, se você parar para analisar temos aí 6, 7 equipes que disputam o título, num nível muito acima das demais equipes em relação a patrocínios e jogadores, e essa diferença faz com que as equipes menores optem por jogar uma 2ª ou 3 divisão, pois nestas divisões são mais competitivos.
    Mas essas questões tem que ser revisadas, para um melhor campeonato, porque se continuar dessa maneira, o final todo mundo já sabe. Abraços Tiago, e fico feliz com sua participação aqui no blog féra, sua opinião é muito importante para buscarmos melhorias para a nossa competição.

    ResponderExcluir